MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O alteamento vocálico da pretônica posterior e a relação de estigma e identidade na Amazônia Tocantina

Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa

Resumo

Este artigo objetiva verificar em que medida a existência de estigma veiculada pela ação da escola atua sobre o sujeito sociológico constituído pela relação de identidade amazônica paraense, a partir da verificação da redução de probabilidade de elevação da vogal média [o] em posição pretônica. As análises incidiram sobre o corpus de Correa e Campos (2018), estabelecendo um cotejamento com Rodrigues (2005), o método de análise é quanti-qualitativo, utilizou-se o programa estatístico GOLDVARB-X para a contagem das ocorrências sobre as quais discutem-se a temática alteamento, identidade e estigma, subsidiado por Goffman (1975), Hall (2001). Os resultados apontam para a resistência de elevação do [o]>[u] em posição pretônica por extensão da ocorrência na tônica, reconhecidamente estigmatizada. Conclui-se que a escola exerce uma forte influência no sentido de vetar o alteamento da vogal média posterior para fugir do estereótipo de fala interiorana, distanciando o sujeito da sua identidade amazônica.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i54.8025