Cartografias discursivas: O campo associado e o objeto na constituição do dispositivo
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a produção de subjetividade do aluno hiperativo produzida na/pela linguagem, e problematizar os efeitos de verdade dos discursos sobre esse sujeito da educação. Para tanto, a discussão proposta está ancorada teórica e metodologicamente nos estudos de Michel Foucault e toma-se o conceito de dispositivo como norteador para a análise do objeto discursivo eleito. Em uma chave analítica arquegenealógica, discute-se como as instituições escolar e médica produzem discursos sobre quem é esse sujeito da educação, objeto de saberes e poderes que o caracterizam, respectivamente, como um sujeito indisciplinado e doente, que necessita de tratamento especializado, à margem da norma. Os resultados obtidos apontam a subjetivação do aluno hiperativo como um sujeito que necessita de atendimento educacional e médico especializado e confirma a hipótese de que um dispositivo se forma a partir da convergência do objeto e do campo associado para a produção de discursos.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i57.8967