MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O impacto de um ambiente de aprendizagem hipermodal com imersão em 360º na aquisição lexical de inglês como língua estrangeira

Rafaela Lemos Sales, Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Renata Bittencourt Procópio

Resumo

Ambientes imersivos têm sido cada vez mais utilizados como ferramentas pedagógicas. Esta pesquisa explora um ambiente imersivo de aprendizagem hipermodal objetivando investigar seu potencial para a promoção da aprendizagem de vocabulário em inglês como LE. O estudo é fundamentado pela Noticing Hypothesis, que busca estabelecer uma relação entre atenção e aprendizagem (SCHMIDT, 1994), e pela Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia (MAYER, 2001 e 2012), que defende a multimodalidade como facilitadora da aprendizagem. O corpus da pesquisa constitui-se de 41 alunos de uma escola pública de Juiz de Fora. Os resultados sugerem que o ambiente contribui para a aquisição lexical e a hipermodalidade pode promover a motivação e ajudar a alocar a atenção do aluno para o objeto de aprendizagem, contribuindo para a retenção a curto prazo do vocabulário.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i67.16654