Multimodalidade e simulação mental na gramática cognitiva de R. W. Langacker
Resumo
Este artigo investiga a relação entre multimodalidade e simulação mental na Gramática Cognitiva de Ronald Langacker, analisando como experiências sensório-motoras fundamentam estruturas linguísticas. Por meio de pesquisa bibliográfica, examinam-se obras de Langacker, complementadas por estudos sobre gestualidade (McNeill, Kendon) e multimodalidade (Forceville), para discutir fenômenos como movimento fictício. Os resultados evidenciam que: (1) a simulação mental traduz operações corpóreas em esquemas gramaticais; (2) gestos físicos, como de apontar ou percorrer, são atenuados em construções linguísticas tais como advérbios e preposições; (3) a gramática emerge como artefato multimodal, refletindo interações corporificadas. Conclui-se que integrar a multimodalidade ao núcleo da Gramática Cognitiva permite compreender fenômenos como subjetificação e metáfora conceptual de forma unificada, destacando a linguagem como extensão simbólica da experiência sensório-motora. A pesquisa reforça a centralidade da corporeidade na cognição.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i67.16684