Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

Praças públicas em Feira de Santana: espaços de socialização e resistência

Leidiane Evangelista Alves Carneiro, Janio Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as praças públicas de Feira de Santana, contextualizar como elas surgiram desde a formação dessa cidade até as novas transformações urbanas e demonstrar que as praças consistem em espaços de convivência que resistem através do uso. Utilizou-se como metodologia pesquisas bibliográficas e documentais, com os dados fornecidos pelo Arquivo Público Municipal, o Projeto Memorial de Feira de Santana, acervo fotográfico da Prefeitura Municipal, observações direitas e entrevistas semiestruturadas. As praças de Feira de Santana passaram por mudanças, a fim de atender as atuais configurações da cidade, sendo reflexos do processo de urbanização. Apesar dos estigmas, elas resistem, pois para muitos moradores de Feira de Santana elas são opções de uso, espaço de socialização, de lutas e expressões culturais. 


Palavras-chave

Feira de Santana. Praças públicas. Resistência. Socialização.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, O. D. Dicionário Personativo, Histórico, Geográfico e Institucional da Feira de Santana. Feira de Santa: Aliança, 2002.

ANGELIS, B. L. D. et al. Praças: história, usos e funções. Maringá: Editora da Universidade de Maringá – Fundamentum, 2005.

ARAÚJO, A. M. R. O crescimento de Feira de Santana e o papel do Parque da Cidade nas transformações dos bairros do seu entorno. 2015. 255f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, Universidade Católica de Salvador, Salvador, 2015.

AZEVEDO, R. J G. O espaço público em cidades médias: análise da dinâmica socioespacial de praças e parques de Limeira-SP. 2013. 279f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

BAUMAN, Z. Confiança e medo na cidade. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BENEDET, M. S. Apropriação de praças públicas centrais em cidades de pequeno porte. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CALDEIRA, J. M. A praça brasileira: trajetória de espaço urbano origem e modernidade. 2007. 432f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CARMO, R. B. A. A urbanização e os assentamentos subnormais de Feira de Santana. 2009. 360f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

CERQUEIRA, E. A. A influência do sistema rodoviário no processo de urbanização de Feira de Santana-Bahia. 2015. 306f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano) – Programa de Pós-Graduação em Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano, Universidade Salvador, Salvador, 2015.

FEIRA DE SANTANA. Memorial de Feira de Santana. Memorial da Feira, Feira de Santana, 2020. Disponível em: http://www.memorialdafeira.ba.gov.br/conteudo.asp?catimg=1. Acesso em: 10 jun. 2020.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças brasileiras. 2. ed. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

SANTANA, J. C. D. “Todos os caminhos levam a Feira de Santana”: uma viagem sociolinguística para o estudo dos pronomes-objeto no português urbano falado. 2014. 211f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.

SUN, A. Projeto da praça: convívio e exclusão no espaço público. São Paulo: SENAC, 2008.

TELES, A. O. O comércio informal em Feira de Santana (BA): permanências e mudanças. 2017. 247f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

ZIMMERMANN, C. A praça: um espaço de lazer. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v25i2.10957

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536