SOUZA, M. L. Ambientes e territórios: uma introdução à ecologia política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019. 350 p.
Resumo
Na obra Ambientes e territórios: uma introdução à Ecologia Política (SOUZA, 2019), Marcelo Lopes de Souza tem como premissa ser uma introdução à Ecologia Política. Ele deixa claro entender que a Ecologia Política possui status epistemológico de campo do conhecimento e, por isso, sempre grafa o nome com as iniciais maiúsculas. O autor ainda destaca ser preciso que se tenha a noção de que esse campo do saber não é exatamente uma novidade. Trata-se de uma área do conhecimento que possui debates relevantes desde os anos 1970. Contudo, o livro apresenta-nos uma perspectiva interessante ao nos mostrar a relevância de como esse modo de pensar político-ecológico pode impactar nos saberes e nos estudos acadêmicos, como também nas práticas ativas, em especial, na América Latina. Ainda assim, trata-se de um campo do conhecimento com carência significativa de uma vasta produção de obras acerca do assunto em língua portuguesa.
Texto completo:
PDFReferências
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora da Unesp, 2016. v. 1.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
SOUZA, M. L. A prisão e a ágora: reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
SOUZA, M. L. Ambientes e territórios: uma introdução à ecologia política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v26i1.12722
Indexadores
Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536