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A formação de professores de sociologia na região Norte: configurações e tendências

Amurabi Oliveira

Resumo

A reintrodução da Sociologia no Ensino Médio em nível nacional a partir de 2008 provocou um impacto significativo na discussão sobre formação de professores nas Ciências Sociais brasileiras, o que tem sido acompanhado da expansão significativa do número de cursos nos últimos anos, capitaneado principalmente pelo setor privado. Buscando compreender melhor essa realidade, analiso nesse trabalho a ampliação do número de licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia na Região Norte do Brasil, visando apreender as características dessa expansão e seus significados. Utilizo neste trabalho dos dados obtidos junto à plataforma http://emec.mec.gov.br/, que indicam um incremento no número de licenciaturas em Ciências Sociais/ Sociologia principalmente a partir de instituições privadas e de cursos na modalidade à distância.


Palavras-chave

Ensino de Sociologia; Formação de Professores; Ensino Superior.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v19i1.1898

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Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536