Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

Para além do sucesso técnico: rede sociotécnica em pequenas comunidades rurais amazônicas, Amazonas-Brasil

Ana Claudeise Nascimento, Edila Arnaud Ferreira Moura, Maria José da Silva Aquino Teisserenc

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a constituição de uma rede sociotécnica para desenvolver um melhor uso da água para o consumo humano e tarefas domésticas em pequenos agrupamentos populacionais da floresta alagada amazônica. O estudo toma por orientação a experiência empírica das pesquisadoras que atuam como agentes de programas de desenvolvimento sustentável em uma unidade de conservação de uso sustentável, há mais de 25 anos, e, os recursos analíticos da sociologia da tradução que contrapõe-se à ideia de uma separação entre social, tecnologia e ciência e, fundamentalmente, instiga a pensar o papel do ator na invenção. O estudo conclui que a produção científica e tecnológica precisa ser melhor compreendida nos seus processos e formas de alcance em relação às populações que se distanciam dos interesses dos mercados tecnológicos.


Palavras-chave

Rede Sociotécnica; Várzea Amazônica; Tecnologia Social


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMGARTEN, M. Sociedade e Sustentabilidade: qual o lugar do conhecimento?. Sociologias, Porto Alegre, ano 16, n. 37, set/dez, p. 14-22.http://dx.doi.org/10.1590/15174522-016003701. 2014.

CALLON, Michel. Por uma nova abordagem da ciência, da inovação e do mercado. IN: PARENTE, A. (Org.) A trama da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F.C. e NOVAES, H.T. “Sobre o marco analítico conceitual da tecnologia social”. In: Tecnologia Social – uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil, 2004.

DAGNINO, Renato., NOVAES, Henrique T., A Adequação Sócio-Técnica na agenda do Complexo de C&T e dos Empreendimentos autogestionários. XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestion Tecnológica. 25 a 28 de outubro/2005. Salvador. Brasil.

LATOUR, B. A Esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC, 2001.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedettí; revisão de tradução Jesus de Pauta Assis.- São Paulo. Editora UNESP, 2000.

SERPA, Paulo Marcos Noronha. Eletrificação fotovoltaica em comunidades caiçaras e seus impactos socioculturais. 252p. Tese (Doutorado) – Programa Interunidades de Pós-graduação em Energia da Universidade de São Paulo. 2001.

VARANDA, Ana Paula de Moura e BOCAYUVA, Pedro Claúdio Cunca. Tecnologia Social, Autogestão e Economia Solidária. Rio de Janeiro : FASE | Ippur | Lastro | UFRJ, 2009. 152 p.

VERCELLI, Ariel. Reconsiderando las tecnologías sociales como bienes comunes. ÍCONOS, Revista de Ciencias Sociales de FLACSO Ecuador. CONICET de Argentina. 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v21i1.5304

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536