Meios de transporte e desenvolvimento regional no estado do Amazonas: uma análise das microrregiões geográficas do Madeira e do Purus
Resumo
A análise da rede de transporte existente no estado do Amazonas e de sua relação com o desenvolvimento regional visa ampliar o campo de estudo sobre essa temática, não se restringindo a uma abordagem parcial sobre determinado modal de transporte, mas buscando contribuir para o aprofundamento da reflexão teórico e conceitual das questões do desenvolvimento regional e das políticas públicas de transportes. Escolhemos analisar asMicrorregiões do Madeira e do Purus, por possuírem os três modais usados no Amazonas, na maioria dos seus municípios. Sinteticamente, concluímos que as microrregiões selecionadas atenderam ao principal propósito dos pioneiros da promoção dos transportes no Brasil na interligação das distantes e isoladas províncias com vistas à constituição de umaNação-Estado, quando em seus territórios foram implantadas as rodovias federais BR-319 e BR-230, e também aeroportos nos municípios. A expansão das vias de transportes permitiu a intensificação da imigração para novas terras agricultáveis e ampliação da colonização. Isto modificou o modo de vida da população local e aumentou a necessidade da oferta de serviços essenciais à população. Os programas e projetos de transportes não exibiram um conjunto de ações com os mesmos propósitos, e nem uma sobreposição das ações e das políticas, mostrando a divergência de interesses entre o Governo Federal e os agentes econômicos que atuam nestes territórios.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v15i2.655
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Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536