Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

Economia solidária e moeda social: relato de experiência da criação do Movimento Moeda Verde, Igarapé-Açu (Pará)

Mariana Neves Cruz Mello, Carolina do Socorro Ferreira Magalhães, Andreza Araújo Lima

Resumo

Este artigo aborda as ações e ferramentas de mobilização social empreendidas pelos organizadores do projeto Movimento Moeda Verde na cidade de Igarapé-Açu (Pará), para criar e fomentar uma iniciativa inovadora de educação ambiental e economia solidária através da troca de materiais recicláveis por moeda uma social, denominada moeda verde. O Movimento Moeda Verde tem caráter de intervenção social, cuja construção demandou discussões coletivas e ampla adesão popular. O artigo foi construído tendo por base metodológica a observação participante, análise documental e de relatórios internos do Movimento Moeda Verde e registros fotográficos. O presente texto se caracteriza como um relato de experiência e traz reflexões teóricas acerca de moeda social e educação ambiental para, então, relatar as experiências vivenciadas com o estabelecimento do Movimento Moeda Verde, que estimulou laços de solidariedade, confiança e reciprocidade com legitimação e aceitação social por diversas categorias dos atores econômicos locais e pela sociedade em geral, mitigando a injeção de recursos na economia local.


Palavras-chave

Economia solidária. Movimento Popular. Moeda Social. Reciprocidade. Igarapé-Açu.


Texto completo:

PDF

Referências


GONH, M. G. Novas teorias dos movimentos sociais. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

LISBOA, D. M. S.; DIAS, R. D. Da sucata ao lúdico: construindo o brincar numa perspectiva pedagógica num ambiente não escolar no município de Igarapé-Açu/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Pará, Igarapé-Açu, 2019.

MAGALHÃES, C. S. F. Relatório de Prestação de Contas do projeto Movimento Moeda Verde em atendimento ao Termo de Colaboração. Igarapé Açu, 2018. Disponível em: https://issuu.com/home/published/relat_rio_de_presta__o_de_contas_do_movimento_moed. Acesso em: 21 mar. 2021.

PINHO, P. M. Gestão de resíduos sólidos urbanos na Amazônia brasileira. 2. ed. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2018.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SOARES, C. L. B. Moeda social. In: CATTANI, A. D. et al. Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 255-259.

SOARES, C. L. B. A moeda social e a economia solidária no Brasil: instrumentos para um novo padrão de desenvolvimento? Revista Orbis Latina, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 54-69, jan./dez. 2011. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/index.php/orbis/article/viewFile/488/437. Acesso em: 13 ago. 2020.

TOURAINE, A. O que é democracia? 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v25i1.9505

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536