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O Programa PROAMBIENTE na Transamazônica: lições aprendidas


 
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1. Título Título do documento O Programa PROAMBIENTE na Transamazônica: lições aprendidas
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Everaldo Nascimento De Almeida; INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DO PARÁ - IDESP; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Tereza Ferreira Ximenes; Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Silvio Brienza Junior; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Jorge Yared; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Raquel Rodrigues da Poça; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo

O objetivo desse artigo é apontar e discutir algumas lições deixadas pelo PROAMBIENTE, programa federal de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia brasileira. O local de realização da pesquisa foi o polo transamazônica localizado na região de integração do Xingu, estado do Pará. Através de entrevistas aplicadas aos agricultores familiares, assim como a atores institucionais que participaram do período em que o programa esteve na região (2002 - 2006), chegou-se a um conjunto de lições que devem ser consideradas para o êxito de programas que visem o desenvolvimento rural. São elas: i. Necessidade de seleção de agricultores com real interesse e capacidade de assumir riscos; ii. Eliminação da cultura assistencialista; iii. Prioridade de atividades chaves: o caso do pagamento por serviços ambientais; iv. Utilização de uma nova abordagem do sistema produtivo; v. Assistência técnica e extensão rural com enfoque inovador; vi. Fortalecimento das organizações rurais locais; vii. Investimento na verticalização da produção; viii. O cuidado na geração de expectativas.

 
5. Editora Editora, localização Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
 
6. Contribuidor Patrocínio Secretaria de Estado de Agricultura - SAGRI
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2013-12-30
 
8. Tipo Situação & gênero Avaliado por Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1135
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v16i1.1135
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Novos Cadernos NAEA; v. 16, n. 1 (2013): Suplemento
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups. (27KB)
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA