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Tourisme, patrimoine et street art en corse. l’impossible politique publique? (Edição 509)

Pierre Bertoncini

Resumo

O Graffiti passou recentemente por um processo de artificação na França. Depois de entrar no museu, a arte de rua torna-se um produto turístico ligado a circuitos “fora de moda”. O turismo é a atividade dominante na economia da ilha mediterrânea da Córsega. Apresentamos primeiro as relações entre a arte de rua e o turismo na ilha, depois as conhecidas pela arte de rua e pelo patrimônio. Por fim, apresentamos como as políticas públicas levam em consideração o fenômeno da arte urbana. O autor defendeu uma tese de doutorado sobre a relação entre o graffiti e o território da Córsega há 15 anos. Desde então, ele foi ator e testemunha da evolução da cena do graffiti, da cena do patrimônio e da cena científica ligada à arte de rua, enquanto a cena política evolui com períodos mais ou menos tensos entre o Estado e a sociedade da Córsega. Deste ponto de vista, entendido como recurso, apesar dos discursos sobre o desenvolvimento harmonioso da arte de rua, bloqueios ideológicos que vão até a destruição de sítios marcantes impedem que os profissionais do património e do turismo promovam um conjunto de pinturas incluindo no entanto, o inventário científico foi realizado.

Palavras-chave: Arte de rua. Patrimônio. Políticas públicas. Turismo. Sustentabilidade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i3.10438

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