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Os “estrangeiros” no contexto do turismo como fenômeno social e o capital social (Paper 376)

Sandra Maria Sousa da Silva, Luciana Gonçalves de Carvalho, Silvio José de Lima Figueiredo

Resumo

É na compreensão do turismo como fenômeno social que este artigo tem como objetivo colaborar para uma reflexão acerca de uma das dinâmicas que ocorre em um espaço turístico, o estabelecimento dos viajantes e turistas neste espaço. Para tal, utilizamos como orientação os trabalhados desenvolvidos por Simmel (1983, 2005) sobre estrangeiros e a contribuição do pensamento de capital social de Putnam (1996) e Fukuyama (1996), bem como alguns relatos dos entrevistados (viajantes/turistas que se tornaram moradores) em pesquisa de campo na vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, estado do Pará. Com a chegada de turistas e viajantes, alguns fatos nortearam algumas discussões para compreender como esses novos estrangeiros podem contribuir para o desenvolvimento do turismo a partir do fortalecimento do capital social local.

Palavras-chave: Turista. Viajante. Fenômeno Social.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.11095

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