Cabeçalho da página

A Superioridade do desempenho da indústria extrativa mineral sobre a de transformação na região Norte: 1996-2010 (Paper 291)

Maurílio Monteiro, Adejard Gaia Cruz

Resumo

Este artigo analisa a aceleração do contraste, na região Norte do Brasil, entre o desempenho da indústria de transformação, caracterizado pelo baixo dinamismo, e o da indústria extrativa, caracterizado pelo crescimento elevado. A análise é feita mediante a comparação entre indicadores, revelando que os determinantes da superioridade do desempenho da indústria extrativa vinculam-se, fundamentalmente, à maior escala de produção, à melhor capacitação tecnológica, à baixa estrutura de custos e à produtividade do trabalho situada acima da média nacional do setor. O artigo conclui que esse padrão de expansão industrial pode ter implicações diretas nos rumos dos processos de desenvolvimento na região, uma vez que a indústria extrativa não tem sido capaz de mobilizar elementos determinantes para o estabelecimento de vantagens competitivas que impulsionem processos de desenvolvimento socialmente enraizados.

Palavras-chave: Indústria extrativa. Indústria de transformação. Competitividade. Produtividade do trabalho. Indústria regional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v21i1.11326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.