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Concepções sobre o ambiente assumidas por professores de uma “comunidade” amazônida brasileira (Paper 286)

Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Janari da Silva Pedroso, Ligia T. Lopes Simonian

Resumo

Neste artigo, trata-se das concepções sobre o ambiente expressas por professores da escola de Ensino Fundamental de Pariçó, Monte Alegre, Pará. Realizou-se a pesquisa com sete professores que atuam com as disciplinas: educação física, ciências, geografia, artes e história. Ainda, considerou-se outras experiências de campo dos autores. Priorizou-se uma abordagem qualitativa com utilização do método de análise de conteúdo para a construção das categorias teóricas. Os resultados sugerem que a parte maior dos professores concebe o ambiente como sinônimo de natureza e que não inclui a dimensão humana. A partir dos dados, construiu-se três concepções de ambiente: biocêntrico (ambiente é a natureza), antropocêntrico (ambiente é o ser humano) e globalizante (ambiente é tanto a natureza como o ser humano). A análise permitiu identificar que a prática desses professores envolve atividades extraclasses e interdisciplinares, porém ainda são atividades esporádicas e pontuais que constituem ações tímidas frente aos problemas ambientais enfrentados na comunidade.

Palavras-chave: Concepções de professores. Ambiente. Amazônia brasileira.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v20i1.11349

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