Cabeçalho da página

South-South cooperation for sustainable development: lessons and challenges of higher education in latin America after Wche 1998 (Draft) (Paper 242)

Luis E. Aragón

Resumo

Neste artigo se salienta a importância da cooperação Sul-Sul para melhorar a educação superior e o desenvolvimento na América Latina, apresentando os progressos realizados desde a Conferência Mundial da UNESCO de Educação Superior de 1998 (CMES), realizada em Paris, apontando os desafios futuros. Referências especiais são feitas para a Região Amazônica. Em geral a maioria das iniciativas de cooperação científica internacional se da no sentido Norte-Sul. Com raras exceções as descobertas científicas mais importantes ocorrem nos países desenvolvidos, resultando como 

conseqüência, uma enorme disparidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre a geração de ciência e tecnologia. Para reduzir essa lacuna diversas formas de cooperação emergem para transferir conhecimentos dos países desenvolvidos para países em desenvolvimento, incluindo missões técnicas, assistência técnica, programas de treinamento em países desenvolvidos, e outras. No entanto, a possibilidade de transformar essa cooperação em um mecanismo eficiente para gerar e transferir ciência e tecnologia nos países em desenvolvimento depende da capacidade científica local para absorver, adaptar e ampliar o conhecimento científico e da competência desses países para responder adequadamente ao rigor que exige o desenvolvimento científico. Por outro lado, a cooperação Sul-Sul, a cooperação entre os países em desenvolvimento, tem sido tradicionalmente muito fraca, ignorando a existência de importantes instituições científicas e universidades desses países que trabalhando de forma coordenada e cooperativa poderiam reforçar a sua capacidade científica e poder de negociação. O texto analisa o que podemos aprender com a experiência latino-americana, que poderia ser generalizado e ser útil para interpretar o papel do ensino superior no avanço da agenda de desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Educação superior. América latina. UNESCO. Amazônia. Cooperação internacional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v18i1.11396

Apontamentos

  • Não há apontamentos.