Cabeçalho da página

Intensificação de sistemas de produção através da mecanização na região da Transamazônica: limites e possibilidades (Paper 163)

Aquiles Simões, Heribert Schmitz

Resumo

O presente estudo é uma contribuição no sentido de fornecer algumas referências acerca do uso da mecanização nas condições reais dos agricultores familiares. Os resultados foram construídos na base de duas pesquisas complementares entre si: o acompanhamento do Projeto de Mecanização desenvolvido pela prefeitura do município de Altamira – PA e; o levantamento de outras experiências desenvolvidas pelos agricultores no município de Uruará - PA. As hipóteses de pesquisa foram definidas considerando a bibliografia existente sobre a transição da agricultura migratória para a agricultura permanente. Verificou-se que o problema da manutenção da fertilidade do solo é um fator limitante, além disso outros aspectos como remuneração baixa do trabalho, diminuição de interesse pela produção de culturas anuais, disponibilidade de área para continuar com a agricultura itinerante, revelaram que a mecanização, naquela região, sofria por falta de demanda. De fato, as condições em termos de evolução dos sistemas agrários não permitem ainda a
transição para a agricultura permanente ou a intensificação dos sistemas de produção a partir da mecanização. No entanto, os autores chamam atenção para a relativização dos resultados, em função dos interesses da coletividade e da necessidade de realizar estudos aprofundados com agricultores que estavam praticando tração animal sem ser observado um fracasso visível.

Palavras-chave: Mecanização. Agricultores. Fertilidade do solo. Custos da mecanização. Tração animal.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v11i1.11628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.