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Imagens de Belém, Paradoxo da Modernidade e Cultura na Amazônia (Paper 056)

Rosa Elisabeth Acevedo Marin, Ernani P. Chaves

Resumo

Entender a cidade moderna implica construir um saber acerca da sua singularidade. Bolle (1994:33) afirma que para a compreensão das "metrópoles do Terceiro Mundo deve-se consultar seus auto-retratos". Os retratos de cidades, peças literárias e filosóficas escritas por Walter Benjamin sobre Berlim, Paris, Moscou, Nápoles constituem um dos exemplos mais importantes dessa tentativa. Eles revelam um conceito de cidade profundamente metafórico, como se a metáfora fosse o modo de acesso possível a sua compreensão: relembrando Baudelaire, ela mudaria mais rápido que o "coração de um mortal", através da proliferação incessante de significados aparentemente confusos e arbitrários, à espera de sua decifração. Daí, a dificuldade de uma única leitura da complexidade da cidade moderna, uma vez que dela temos somente condições de perceber aquilo que podemos interpretar.

 Palavras-chave: Belém. Modernidade. Cultura na Amazônia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v5i1.11902

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