Cabeçalho da página

Evolução das estruturas camponesas e da agricultura nas Antilhas-Guiana. Pontos de comparação com a região nordeste do Pará-Brasil (Paper 027)

Rosa Elisabeth Acevedo Marin, Tereza Pontes Ximenes

Resumo

O interesse deste trabalho é pontuar algumas comparações sobre as características das estruturas camponesas e da agricultura no Trópico. Originalmente essas estruturas se expandiram no período de crise do sistema colonial, resultam; pois de um processo gradual de destruição da plantation e de superação das relações de produção escravistas. No presente artigo busca-se a possibilidade de aproximação comparativa da evolução das estruturas camponesas e da agricultura nas Antilhas-Guiana e Nordeste do Pará, traçando os percursos destas formas sociais e a situação na atualidade. Existe então uma problemática comum, pois trata-se de regiões de agricultura camponesa
sustentável mas que entraram em fase de enfraquecimento. A crise profunda prolongada no interior dessas economias agrárias procede de pressões e da dependência externa, mas também dos seus limites internos.

Palavras-chave: Campesinato. Antilhas-Guiana. Nordeste Paraense.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v3i1.11976

Apontamentos

  • Não há apontamentos.