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Uma leitura da Amazônia a partir da obra de Milton Santos: contribuições da Escola Uspiana de Geografia (Paper 366)

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior

Resumo

Muitos pressupostos teórico-metodológicos oriundos da Escola Uspiana de Geografia (EUG) têm inspirado várias pesquisas que buscam entender o território brasileiro. Um dos autores mais mencionados é Milton Santos, que tem também sido considerado um dos mais expressivos pensadores dessa escola de formação de geógrafos no Brasil. Na sua trajetória intelectual há importantes contribuições de especial interesse para a Amazônia, e seu pensamento muito influenciou reflexões a respeito dessa região no atual momento histórico. Dentre essas reflexões, pode-se destacar um rol de trabalhos, realizados em campos distintos do conhecimento geográfico, que levam em conta conceitos, noções e bases teóricas do autor em referência. O inventário desses trabalhos, assim como a análise de conteúdo do material levantado, possibilitou estabelecer uma sistematização sobre a contribuição de Milton Santos a respeito da Amazônia. Tal empreendimento ajuda a demonstrar a relevância de seu pensamento para a abordagem das questões e dos problemas dessa emblemática região que ocupa vasta extensão do território brasileiro e sul-americano.

Palavras-chave: Milton Santos. Escola Uspiana de Geografia. Geografia Humana. Região. Amazônia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v26i1.12136

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