Cabeçalho da página

A teoria quantitativa da moeda (TQM) e o contraposicionamento de John Maynard Keynes: uma análise da sua evolução através da história e da teoria (Paper 544)

André Cutrim Carvalho, David Ferreira Carvalho, Cleyson Silva dos Santos

Resumo

Nas ciências econômicas, a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) representa, em sua essência, a teoria empregada pelos economistas clássicos para demonstrar que a variação do nível geral de preços é determinada pela variação da quantidade de moeda. Existem distintas abordagens que representam a TQM como as que foram desenvolvidas por John Richard Hicks, Irving Fisher, autores da Escola de Cambridge e, também, John Maynard Keynes. Nestes termos, o presente artigo tem como principal objetivo realizar uma extensa análise em torno da evolução da TQM sob uma perspectiva de compreensão através da história e da teoria, inclusive apresentando – em forma crítica – a substância da versão de uma nova e original equação da TQM em bases inteiramente distintas das versões anteriores. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adotada será do tipo exploratória-qualitativa. A principal conclusão é que um pensamento completamente diferenciado foi concebido por Keynes, que incorporou no seu arcabouço teórico o “motivo especulação”, bem como demonstrou que a TQM é inválida quando assume uma tendência automática para o pleno emprego. No
final, a autoconfiança na eficiência do(s) mercado(s) pela escola tradicional clássica foi demolida por Keynes em todos os seus fundamentos.

Palavras-chave: Teoria Quantitativa da Moeda (TQM). Economistas clássicos. Moeda. Evolução. John Maynard Keynes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v31i1.13492

Apontamentos

  • Não há apontamentos.