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Seleção por competências: utopia ou realidade em uma Instituição Federal de Ensino? (Paper 546)

Aline Abreu Teixeira, Thiago Dias Costa

Resumo

O presente trabalho visou avaliar se a metodologia empregada no concurso público dos técnico-administrativos recém-nomeados para os cargos de Administrador, Assistente em Administração e Secretário Executivo da Universidade Federal do Pará foi eficaz para selecioná-los para desempenhar a competência “Elaborar documentos”. Participaram dessa pesquisa 41 servidores. Todos os participantes foram submetidos a realizar a tarefa de elaborar um memorando. Os candidatos tinham acesso a computadores sem internet e com o corretor ortográfico desligado. Após instruções de como realizar a tarefa, os participantes tiveram 30 minutos para realizá-la. A maioria dos participantes não apresentou um desempenho satisfatório na citada tarefa, apesar do bom desempenho na prova objetiva do concurso, ter experiências e realizado cursos na área. Os dados demonstraram que apenas a utilização da prova objetiva e da avaliação de títulos não foi suficiente para avaliar os servidores na mencionada competência. Outras técnicas de seleção são sugeridas em futuras seleções.

 Palavras-chave: Concurso público. Seleção. Competência. Avaliação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v31i1.13562

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