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Cultura quilombola da Comunidade Marapaúba, Tomé-Açu PA: interfaces entre saberes locais e o currículo escolar (Paper 550)

Lucineide Cascaes Pereira, Francinei Bentes Tavares

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar as interfaces do currículo escolar e a cultura quilombola na escola de ensino fundamental da comunidade Marupaúba Beira Rio, localizada no município de Tomé-Açu, no Pará. Como a escola vem relacionando a cultura local com as disciplinas, e descobrindo de qual forma essa iteração contribui para o ensino e aprendizagem do sujeito, verifica-se que as leis das diretrizes curriculares para a escola quilombola estão sendo cumpridas. A pesquisa se justifica por apresentar a importância de se trabalhar os saberes locais de uma comunidade quilombola. Para alcançar o objetivo, a abordagem metodológica será qualitativa, com uso dos métodos descritivos e exploratórios através de aplicação de questionário em uma pesquisa de campo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Comunidade quilombola. Currículo escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v31i1.14159

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