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Educação superior para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia: 50 anos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Paper 561)

José Nilberlanio Vieira, Ruthane Saraiva Silva, Lairson Barbosa Costa

Resumo

Este artigo discute a importância da educação superior na Amazônia. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, apoiada em uma revisão bibliográfica, elaborada a partir de consulta a múltiplas fontes, tais como artigos científicos indexados na base de dados do portal de periódicos da CAPES, Google Acadêmico, bem como de consultas a livros, dissertações, teses, anais de encontros científicos e publicações técnicas. Destaca a relevância científica do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), Universidade Federal do Pará (UFPA) na contribuição do desenvolvimento socioambiental da região desde a década de 1970, quando de sua criação. Enfatiza-se também a produção científica desse Núcleo sobre a Amazônia e a difusão dos conhecimentos em âmbito interdisciplinar por meio do ensino na pós-graduação stricto sensu, representando uma oportunidade para o desenvolvimento de seus habitantes, na medida em que favorece a mobilidade social. Os resultados enfatizam a produção científica do Naea, amplamente disseminada por meio dos “Papers do Naea” e da revista “Novos Cadernos Naea”, bem como o esforço desse núcleo de estudos para fortalecer o desenvolvimento regional sustentável e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na Amazônia, ao oportunizar a formação de mestres e doutores, a produção científica e a promoção de debates e de um pensamento crítico para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente consciente.

Palavras-chave: Educação superior. Amazônia. Pós-graduação stricto sensu.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.15596

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