Cabeçalho da página

Avaliação de serviços de saúde de Atenção Primária na perspectiva dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS´s e usuários de Assentamentos Rurais e Reservas Extrativistas no Nordeste Paraense (Paper 569)

Antônio Idalmir Rodrigues de Oliveira, Armin Mathis

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o funcionamento dos atendimentos de saúde no meio rural, especialmente em dois Assentamentos Rurais e duas Reservas Extrativistas localizadas no Nordeste do Estado do Pará na Amazônia brasileira. Na pesquisa, utilizou-se o método de abordagem quantitativa e um caráter exploratório, com a aplicação de um questionário respondido pelos participantes para a obtenção de informações e dados do detalhamento da rede de atendimentos em saúde pública, que estão ao alcance dessas populações. Os participantes que responderam à pesquisa foram 23 Agentes Comunitários de Saúde e 40 usuários das unidades básicas de saúde das localidades incluídas na pesquisa que foram: Assentamento Rural de Cupiúba em Castanhal, Assentamento Rural de Taperuçu em São Domingos do Capim, Reserva Extrativista de São João da Ponta e Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá. As principais deficiências constatadas a partir das respostas dos participantes foram: ausência de transportes públicos nas localidades, ausência de dentistas e falta de estrutura nas unidades de saúde. As localidades com a maior satisfação a respeito dos serviços de saúde foram a Resex Mãe Grande de Curuçá e o Assentamento de Cupiúba, com 50% dos entrevistados satisfeitos, e as localidades com a maior insatisfação foram a Resex de São João da Ponta e o Assentamento de Taperuçu, com 50% insatisfeitos com os serviços de saúde pública prestados.

Palavras-chave: Assentamentos Rurais. Reservas Extrativistas. Atenção Primária. Agentes Comunitários de Saúde. Nordeste Paraense. Amazônia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.16071

Apontamentos

  • Não há apontamentos.