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Democratização da Universidade Federal do Pará e cidadania: pessoas em situação de rua e as diferentes possibilidades de uso do espaço da instituição

Bianca Conde Leão

Resumo

Este artigo versa sobre usos dos espaços da Universidade Federal do Pará por pessoas que estão ou estiveram em situação de rua, tendo como objetivo levantar uma reflexão sobre os contrastes e afinidades entre a missão institucional e a prática dos usos de seus espaços pelos sujeitos em questão. A pesquisa foi feita por meio da observação participante, a partir da experiência empírica da autora deste artigo como facilitadora do projeto “Gestão da Prática Cotidiana” e como voluntária do projeto de jornal “A verdade rua e crua”, bem como foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos participantes do curso “Gestão da Prática Cotidiana: formação em mídias para a população de rua”, o qual aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro de 2018 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da instituição. A partir das respostas dos entrevistados, foram discutidos os conceitos de território, territorialidade, cidadania e democratização do espaço público e da Universidade por meio de autores como Trindade Jr. (2016), Bahia (2012), Gomes (2002) e Saramago (2013), revelando-se a necessidade de democratizar ainda mais o espaço da UFPA, de forma contrária à lógica capitalista de mercantilização do conhecimento e do espaço público.


Palavras-chave: Universidade Federal do Pará. Espaço público. Democratização. Situação de rua.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v28i2.8156

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