Cabeçalho da página

Os desafios de preservação e promoção do patrimônio histórico-cultural do Pará, ou como ser um “turista aprendiz” nos dias de hoje

José Maria Reis Souza Junior

Resumo

O Pará possui 73 bens históricos edificados e/ou monumentais tombados pelo estado; desses, 55 estão na capital e os outros 18 bens estão distribuídos em 13 municípios paraenses. A gestão da política estadual de preservação do patrimônio histórico-cultural é de competência constitucional da Secretária de Estado de Cultura do Pará, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – DPHAC. Ao vermos a dimensão e a amplitude territorial da ocorrência do patrimônio imóvel, junto à complexidade da dimensão política das políticas culturais, desde o início do último quartel do século XX até os dias atuais, percebemos que os desafios de preservação e promoção do patrimônio histórico-cultural do estado são grandes, históricos e estruturantes. São fruto de um imobilismo social, e de um revanchismo político que sitiou a SECULT nos últimos 20 anos. Compreender a dimensão sociopolítica desse contexto é necessário para superá-lo. O presente artigo busca contribuir para isso.

Palavras-chave: Política. Política Cultural no Pará. Patrimônio histórico-cultural do Pará. Preservação e Promoção. Desafios. Planejamento Urbano. Regional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v28i3.8367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.