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A governança gerada pelas estruturas das escolas municipais de Castanhal, Pará

Aline Marques Casimiro, Ligia Terezinha Lopes Simonian

Resumo

O papel e a responsabilidade da gestão pública dizem respeito a fatores que têm sido cada vez mais relacionados aos resultados das políticas. No entanto, nem sempre em sua atuação é privilegiado o atendimento ao interesse público e, assim como na iniciativa privada, emergem conflitos de interesse. A governança surgiu para minimizar esses conflitos, pois é um sistema que permite visualizar como se dá a distribuição e o compartilhamento do poder, como as políticas são elaboradas, as prioridades estabelecidas e as partes interessadas tornadas responsáveis. Neste artigo, tem-se como objetivo identificar as estruturas que definem a governança e sua influência na qualidade da educação em escolas públicas municipais da cidade de Castanhal, Pará. Para tanto, utilizou-se da pesquisa documental, a qual forneceu dados para a construção das estruturas que geram a governança nas escolas dessa cidade.

Palavras-chave: Governança. Gestão pública. Educação pública. Castanhal, PA.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v28i3.8369

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