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Educação patrimonial: a preservação do patrimônio na produção do espaço urbano em Belém- Pará

Magaly Caldas Barros

Resumo

Buscado relacionar o patrimônio com a discussão de produção do espaço, este trabalho objetiva compreender o processo de produção do espaço urbano e a Educação Patrimonial como mecanismo de preservação eficaz do patrimônio cultural. Para tanto, foram realizados: literaturas bibliográficas, trabalho de campo para identificar e mapear alguns recortes espaciais sintomáticos para os objetivos aqui propostos, e entrevistas com associações locais e com o IPHAN. No âmbito das discussões geográficas, os seguintes questionamentos norteiam esta pesquisa: é possível pensar a preservação do patrimônio no seio do processo de produção do espaço urbano? qual mecanismo assegura a preservação do patrimônio? Lançando mão das ações de Educação Patrimonial como mecanismo de preservação do patrimônio, esta pesquisa se justifica pela necessidade de pensar iniciativas que incorporem a comunidade e seu patrimônio, na intenção de preservá-lo às gerações futuras.


Palavras-chave: Produção do espaço. Educação Patrimonial. Patrimônio. Belém.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v28i3.8426

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