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Cibermuseologia na Regiões Norte e Nordeste: características e estratégias de difusão do patrimônio cultural em museus pela plataforma colaborativa “MuseusBr”

Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Donny Wallesson dos Santos, Maurício José Morais Costa

Resumo

Análise das instituições museais das Regiões Norte e Nordeste cadastradas na plataforma “MuseusBr”. Objetiva apresentar a concepção de Cibermuseologia aplicada como categoria de operacionalização para a pesquisa científica museológica acerca da difusão dos museus na Web. Trata-se de uma pesquisa de levantamento em fase de desenvolvimento, por meio da extração de dados da plataforma “MuseusBr”, a fim de analisar as estratégias de difusão do patrimônio cultural dos museus em formatos digitais. Apresenta resultados preliminares que consistem em 1283 museus cadastrados e verificados pelo sistema dos quais 1130 (89%) encontram-se abertos, 97 (8%) fechados e 34 (3%) estão em fase de implantação, dentre os quais foram encontradas 1092 respostas a respeito das esferas mantenedoras dos espaços museais, dos quais 755 instituições são de responsabilidade do poder público 337 por iniciativas privadas. Traz ainda dados específicos referentes aos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com 35, 27 e 162 instituições, respectivamente. Conclui que, mesmo com o caráter preliminar dos dados, é possível observar um alinhamento dos espaços museais com as tecnologias digitais. Sinaliza-se a necessidade de continuidade da pesquisa e o aprofundamento nos dados, por meio de novos estudos de análise quanti e qualitativa das ações digitais dos museus no Brasil.

Palavras-chave: Cibermuseologia. Sociedade da Informação. Plataforma MuseusBr. Museus Norte e Nordeste. Museu Digital.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v29i3.9882

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