Cabeçalho da página

Reflexões Sobre o Ensino de Artes/Música na Educação Básica no Atual Cenário

Lucian José de Souza Costa, Áureo Déo DeFreitas Júnior

Resumo

Resumo

Este trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores de Artes/música na Educação Básica na Use 11. Neste recorte apresentamos o ensino de artes/música no atual contexto de algumas escolas da região metropolitana de Belém. Esta pesquisa desenvolve-se por meio de um estudo bibliográfico e de um estudo de caso. A metodologia aplicada parte de um levantamento bibliográfico preliminar sobre os assuntos, envolvendo o tema desta pesquisa, realizado em fontes infográficas, posteriormente, foi feita a leitura dos textos, com base nas orientações de Severino (2007), e o método escolhido foi o Estudo de Caso. Os resultados permitem verificar que os profissionais da área de Artes, com habilitação no ensino de Música, são direcionados após sua formação acadêmica a lecionar aulas ao ensino fundamental e médio, sendo que no curso de formação não há uma visão clara do que realmente se pode esperar no campo de atuação.

Abstract

This work is an excerpt of a master’s research that aimed to research how the initial and continuing training of Arts / music teachers in Basic Education in Use occurs 11. In this excerpt we present the teaching of arts / music in the current context of some schools in the city. metropolitan area of Belém. This research is published through a bibliographic study and a case study. The applied methodology of a preliminary bibliographic survey on the subjects, involving the theme of this research, carried out in infographic sources, was subsequently read through the texts, based on the guidelines of Severino (2007), and the method chosen was the Study of Case. The results allowed to verify that the professionals of the area of Arts, with qualification in the teaching of music, are directed after their academic formation to classes to the elementary and high school, being that in the formation course there is not a clear vision of what can really be expected in the field.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i10.10577