O Múltiplo como Argumento Poético em Processos Criativos
Resumo
Resumo
O texto circunstancia o recorte de uma fundamentação teórico-prática na qual a palavra-imagem múltiplo é instaurada como um dos argumentos poéticos empregado nas obras autorais da artista-pesquisadora Marcillene Ladeira. Como metodologia, utiliza-se o mergulho histórico, tendo, neste transcurso, a gravura como ponto de partida – pois a esta linguagem, conforme consenso à falta de pesquisadores, originalmente reserva tal conceituação –, bem como a investidura sobre estratégias contemporâneas de criação, enfatizando, especialmente, a imagem figurativa, artistas e obras. Sustenta-se que o múltiplo – entendido enquanto possibilidade de reprodução “numa espécie de linha de montagem” – permitiu estabelecer diálogos profícuos de pensamento. Em uma leitura de aproximação com a Pop, mas em envergadura diferenciada, as obras em discurso transitam do imaginário do consumo para o pós-consumo, cuja poética se sustenta por três conceitos operacionais: “liquidez”, “respeito a natureza” e “transitoriedade” enquanto seres viventes. As relações dialógicas estabelecidas no lugar da exposição também são evidenciadas como estratégia pessoal de produção e singularidade deste fazer, sobre a égide da interfase: múltiplo-lugar-poética.
Abstract
The text provides a clip of a theoretical-practical foundation in which the multiple word-image has established as one of the poetic arguments used in the authorial works of the artist-researcher Marcillene Ladeira. By methodology, the historical diving is used, to take this course, the engrave as a starting point – because this language, according to a consensus with abundance of researchers, originally reserves this concept –, as well as the investiture on contemporary strategies of creation, emphasizing especially the figurative image, artists and works. It has maintained the multiple - understood as the possibility of reproduction "in an assembly line type" - allowed establishing a fruitful dialogue of thinking. In a reading of rapprochement with Pop, but in a different wingspan, the discourse works move from the imaginary of consumption to post-consumption, whose poetics is supported by three key operational concepts: “liquidity”, “respect for nature” and “transience” as living beings. The dialogical relations established in the place of the exhibition are also evidenced like a personal production strategy and singularity of this doing, under the aegis of the interphase: multiple-place-poetics.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i10.10578
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