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Dimensão estética em torno da produção lírica de Gama Malcher

Márcio Páscoa

Resumo

Resumo

Este artigo faz uma síntese interpretativa da obra lírica de José Cândido da Gama Malcher (1853-1921), nomeadamente as suas óperas Bug Jargal (1890) e Jara (1895), estreadas no Teatro da Paz. Para isso, foi traçado um resumo da atividade teatral musical da Amazônia que antecedeu a participação de Malcher, assim como se evidenciam aspectos estruturais da organização das temporadas líricas do Teatro da Paz durante o período de 1880 a 1907, referentes ao Período da Borracha. Também são identificadas as fontes de Malcher que o inspiraram em ambas as óperas, de modo a conectá-lo com o contexto mais alargado das correntes estéticas e estilísticas da arte ocidental no século XIX.

Abstract

This article brings an interpretative synthesis of José Cândido Gama Malcher’s (1853-1921) operatic works, 'Bug Jargal' (1890) and 'Jara' (1895), premiered in Teatro da Paz. For this purpose it was tracked the operatic background in Amazon before Malcher, as the evidences of structural aspects of Teatro da Paz lyric seasons in the Rubber Boom (1880-1907). The Malcher sources for both operas are also identified, in a such way for connect him to the most large context of XIXth century aesthetic and stylistic Western Art.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i11.11022

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