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Desenho e Universalidade. Notas sobre os desenhos de Júlio Pomar na Amazónia, 1988

Shakil Rahim

Resumo

Resumo

Os desenhos de Júlio Pomar, no Xingu, são registos das estruturas de movimento do corpo, da luz e do espaço, na representação dos rituais e práticas locais. Na Amazónia, o desenhador encontra o contraste entre a luz-visibilidade da aldeia e a luz-invisibilidade da floresta, que organiza as relações de claro-escuro, natureza-cultura e estrutura-entropia. O traço é gestual e desassossegado, com linhas e densidades gráficas que investigam a anatomia, o volume, a sombra, a perspetiva, a escala e a proporção, do nu individual e coletivo. Ritmos, composições e tensões visuais, com desenhos revisitados e acumulações entre observação e memórias. Com o desenho dos resíduos do movimento como estruturas da perceção e aceleração visual, Pomar sintetiza o ‘modelo reduzido’ de Lévi-Strauss ao comprimir a transferência gráfica com a inteligência da atenção visual. Com esta interpretação temporal encontra-se com a universalidade da experiência humana.

Abstract

Júlio Pomar's drawings, in the Xingu, are traces of the movement structures of the body, light and space, on local rituals and practices representation. In the Amazon, the drawer finds the contrast between the light-visibility of the village and the light-invisibility of the forest, which organizes the relations of light-dark, nature-culture and structure-entropy. The stroke is gestural and restless, with lines and graphical densities that investigate anatomy, volume, shadow, perspective, scale, and proportion, of individual and collective nude. Rhythms, compositions, and visual tensions, with revisited drawings and accumulations between observation and memories. With the drawing of movement residues as structures of perception and visual acceleration, Pomar synthesizes Lévi-Strauss' ‘reduced model’ by compressing the graphic transference with the intelligence of visual attention. With this time interpretation he meets with the universality of human experience.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i11.11024