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A Cultura Visual da Marujada: sentidos e significados das práticas culturais da juventude bragantina-pa: o Estado da Arte (2014-2018)

Rita França

Resumo

Resumo

Este estudo surgiu a partir das instigações havidas na disciplina de doutorado: Concepções e Procedimentos Metodológicos em Artes. Tem por objetivo mapear as produções acadêmicas que tangenciem nossa pesquisa. Os descritores sobre cultura visual, juventude e diversidade cultural, produzidas em Artes nas universidades federais e nos periódicos. A metodologia é de cunho qualitativo descritivo, estruturada por meio da revisão bibliográfica: Cultura visual com Hernández (2007); com Barbosa (2002, 2009) para o ensino de arte; está baseado nos estudos de análise de estado da arte com base em Ferreira (2002); Coelho, Santos e Silva (2014) e Müller (2015). Nossas fontes de investigação são oriundas do banco de teses e dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP, do – Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil-CONFAEB. Resultados iniciais: alguns trabalhos se convergem com a tese e outros divergem, principalmente, porque tratamos da cultura visual presente na prática cultural da marujada pela juventude bragantina e a sua reverberação na cultura da escola.

Abstract

This study arose from the instigations in the doctoral discipline: Conceptions and Methodological Procedures in Arts. It aims to map the academic productions that touch our research. Descriptors on visual culture, youth and cultural diversity, produced in Arts at federal universities and in periodicals. The methodology is of a descriptive qualitative nature, structured through the bibliographic review: Visual culture with Hernández (2007); with Barbosa (2002, 2009) for teaching art, it is based on state of the art analysis studies based on Ferreira (2002); Coelho, Santos e Silva (2014) and Müller (2015). Our research sources come from the thesis and dissertation database of the Coordination Foundation for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), National Association of Researchers in Plastic Arts - ANPAP, of the - National Congress of the Federation of Art / Educators of Brazil-CONFAEB . Initial results: some works converge with the thesis and others diverge, mainly because we deal with the visual culture present in the cultural practice of marujada by Bragantine youth and its reverberation in the school culture.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v6i11.11026

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