Cabeçalho da página

CONCEITO DE DIALOGICIDADE PRESENTE NA OBRA DE PAULO FREIRE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS: ARTE E POLÍTICA EM DIÁLOGO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA AMAZÔNIA

Márcia Mariana Bittencourt Brito

Resumo

Resumo

Este estudo é resultado do processo de dialogicidade na relação de ensino-aprendizagem no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará. O trabalho foi realizado no período da pandemia causada pelo novo Coronavírus, especificamente nos primeiros meses, em que chegamos a entrar em lockdown em Belém do Pará. A experiência foi realizada, metodologicamente, com entrevistas e observação participante, com um estudante do último semestre do curso de Artes Visuais, o que culminou na trilogia referente à temática Arte e Política em diálogo na Amazônia, com objetivo de extrair conteúdos programáticos que possam ser debatidos nas áreas de Arte/Educação e Política Pública da Diversidade. O trabalho foi realizado sob encomenda e objetivou manter a relação do processo ensino aprendizagem no isolamento social como uma possibilidade de expressão dos sentimentos e emoções. Utilizamos a Abordagem Temática Freireana e o Materialismo Histórico Dialético, como metodologia do processo de ensino-aprendizagem, resultando em produção bibliográfica e material didático capazes de auxiliar nas aulas no momento posterior à pandemia.

Abstract

This study is the result of a dialoguing process towards teaching-learning in the Course of Visual Arts in the Federal University of Pará. The assignment was accomplished during the pandemic period caused by the new Coronavirus, specifically in the first months, in which we went on lockdown in Belém do Pará. The experiment was made methodologically with interviews and participant observation, with a student of the last semester in the course of Visual Arts, which resulted on the trilogy regarding the Art and Politics in dialogue in Amazon’s thematic, aiming to extract programmatic content that might be debated in the Art/Education and Public Diversity Politics fields. The assignment was made under demand and aimed to keep the process the relation between the teaching-learning process during social isolation as a possibility of expressing feelings and emotions. We used the Freiriana Thematic Approach and the Materialism Historic and Dialectic as a methodology in the teaching-learning process, resulting on a bibliographic production and didactic material capable of helping class in a post pandemic moment.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i12.12685