O BRINCAR NO CORDÃO DE PÁSSARO: UMA EXPERIÊNCIA DE TEATRO POPULAR DO PARÁ COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ANTÔNIA TAVARES, NO MUNICÍPIO DE SOURE, NA AMAZÔNIA MARAJOARA
Resumo
Resumo
Este artigo consiste em compreender, através da participação e do registro, como aconteceu o processo de criação do Cordão de Pássaro, a partir de experiências vivenciadas como professora de Artes/Teatro e atriz/brincante na turma do Ensino Fundamental da Professora/Guardiã desse teatro popular, na Escola Antônia Tavares, no Município de Soure, no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, no ano de 2019, possibilitando a elaboração do Caderno de Direção Teatral “O Brincar no Cordão de Pássaro”. Os aportes teóricos contemplam Charone (2008), Loureiro (2015), Moura (1997), Refkalefsky (2001), e Salles (1994). Uma proposta peculiar que possibilita participar de várias experiências que englobam toda uma forma de expressão da história, do imaginário e da cultura amazônica marajoara.
Abstract
This article consists of understanding, through participation and registration, how the creation process of Cordão de Pássaro took place, from experiences lived as an Arts/Theater teacher and actress/player in the Elementary School class of the Teacher/Guardian of this popular theater, at Antônia Tavares school, in the city of Soure, in the Marajó Island, in the state of Pará, in the year 2019, enabling the preparation of the Theatrical Direction Notebook “O Brincar no Cordão de Pássaro”. Theoretical contributions include CHARONE (2008), LOUREIRO (2015), MOURA (1997), REFKALESFSKY (2001), and SALLES (1994). A peculiar proposal that makes it possible to participate in several experiences that encompass a whole form of expression of the history, the fantasy and the marajoara amazonian culture.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i13.13838
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes