O ENSINO DE MÚSICA NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONDIÇÕES E EXPECTATIVAS DE DOCENTES NOS PRIMEIROS MESES DE PANDEMIA
Resumo
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise dos dados obtidos por meio de pesquisa realizada entre docentes dos cursos de música da UNIRIO, com relação aos impactos causados pelas medidas de isolamento físico impostas à população, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O artigo vincula-se à pesquisa “O impacto da quarentena na qualidade de vida: diagnóstico e perspectivas para o cotidiano dos professores e estudantes de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro”, que teve como objetivo geral mapear, por meio de levantamento de informações laborais, socioeconômicas e culturais, junto a estudantes e professores do campo da música, na Universidade onde a pesquisa ocorreu, suas condições de trabalho e seu desenvolvimento profissional durante e após o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. A partir desses dados, são apresentadas reflexões acerca das condições estruturais e emocionais dos professores de música frente ao Ensino Remoto Emergencial.
Abstract
This article presents an analysis of the data obtained through research carried out among professors of music courses at the UNIRIO, in relation to the impacts caused by the physical isolation measures imposed on the population, due to the pandemic of the new coronavirus. The article is linked to the research “The impact of quarantine on quality of life: diagnosis and perspectives for the daily lives of music teachers and students at the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro”, which had the general objective of mapping, through information gathering labor, socioeconomic and cultural, with students and teachers in the music field, at the University where the research took place, their working conditions and their professional development during and after the period of social isolation caused by the Covid-19 pandemic. From these data, reflections are presented about the structural and emotional conditions of music teachers in the face of Emergency Remote Teaching.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i13.13839
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