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BR 230

André Luis Pereira de Freitas

Resumo

Resumo

Este texto versa sobre uma série de fotografias tiradas em duas viagens que fiz na BR 230, a Transamazônica. São impressões e relatos da experiência como professor colaborador do curso intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará e outra viagem como professor da Secretaria de Estado de Educação – Seduc, onde fui coordenador de mídia no Projeto denominado Sistema Educacional Interativo – SEI. É um texto, portanto, que versa sobre arte, educação, tecnologia e sobre questões prementes que impactam sobre a região amazônica, sua diversidade, patrimônio e a história de suas populações, em especial aqui, uma comunidade da etnia Munduruku e os colonos que povoa a Transamazônica. Pessoas que foram atraídos do nordeste e sul do Brasil com a propaganda de “integrar para não entregar”. Mas integrar o que pra quem? Para não entregar o que pra quem?

Abstract

This text is about a series of photographs taken on two trips I took on the BR 230, the Transamazônica. These are impressions and reports of the experience as a collaborating professor of the Indigenous intercultural course at the State University of Pará and another trip as a professor at the State Secretariat of Education - Seduc, where I was the media coordinator in the Project called Sistema Educacional Interativo - SEI. It is therefore a text that deals with art, education, technology and pressing issues that impact on the Amazon region, its diversity, heritage and the history of its populations, especially here, a community of the Munduruku ethnic group and the settlers that inhabit the Transamazônica region. People who were attracted from the northeast and south of Brazil with the “integrate not to deliver” advertisement. But integrating what for whom? Not to deliver what to whom?


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i13.13841

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