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ARTE COMO TRINCHEIRA: O PROTAGONISMO NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTE

Camila Monteiro de Almeida, Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo

Resumo

Resumo

Este artigo busca discutir como a Arte pode desempenhar um papel singular na construção das individualidades e do protagonismo juvenil tendo como material para discussão relatos de memórias dos tempos de juventude de professores de arte. Baseia-se na pesquisa de abordagem qualitativa cujo pressuposto é a perspectiva dos sujeitos acerca das experiências. O escopo deste artigo está em como o contato com a arte na juventude, tanto no fazer quanto na fruição, reverberou na formação de sujeitos, desenvolvendo o protagonismo juvenil, ao ponto terem seguido a carreira como artistas e professores de arte, buscando trazer essa contribuição para outros jovens. As discussões aqui empreendidas representam um recorte de pesquisa de mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre.

Abstract

This article seeks to discuss how art can play a unique role in the construction of individualities and youth protagonism, having as material for discussion reports of memories of the youth of art teachers. It is based on qualitative research, whose assumption is the perspective of the subjects about the experiences. The scope of this article is how the contact with art in youth, both in doing and in fruition, reverberated in the formation of subjects, developing youth protagonism, to the point that they followed a career as artists and art teachers, seeking to bring this contribution for other young people. The discussions undertaken here represent a cut of a master's research defended by the Postgraduate Program in Performing Arts at the Universidade Federal do Acre-Brazil.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i13.13842