Cabeçalho da página

O LUGAR DAS PESQUISAS EM ARTE/EDUCAÇÃO NA ANPAP, ANPEd e BDTD

Maria Betânia e Silva

Resumo

Resumo

O texto reúne dados de pesquisas realizadas sobre a arte/educação no Brasil, disponíveis em três plataformas digitais, com o objetivo de apresentar um mapeamento quantitativo dos estudos, apresentados e publicados, nos eventos nacionais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Além disso, aponta também um levantamento realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O trabalho mostra que há um crescimento vertiginoso da produção e divulgação de conhecimento, disponível nas plataformas digitais, que tem colaborado para a democratização do acesso à produção científica/artística brasileira. Posso dizer que ela contribui para estabelecer um lugar da arte/educação permanente e em contínuo desenvolvimento. Além disso, explicita a construção de uma cultura arte/educativa/artística no país, expandindo os olhares para os diversos espaços educativos, seus públicos e profissionais envolvidos.

Abstract

The text gathers data from research carried out on art/education in Brazil, available on three digital plataforms with the objective of presenting a quantitative mapping of the studies, presented and published, in the national events of the National Association of Researches in Fine Arts (ANPAP) and National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPEd). In addition, it also shows a survey carried out in the Digital Library os Theses and Dissertations (BDTD). The work shows that there is a vertiginous gowth in the production and dissemination of knowledge, also available on digital plataforms that have contributed to the democratization of access to Brazilian scientific/artistic production. We can say that it contributes to establishing a place of artqeducation that is permanente and in continuous development. In addition, it explains the construction of na arte/education/artistic culture inthe country, expanding the perspectives for the diferente educational sapaces, their publics and professionals involved.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v8i14.14753