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PROJETO “MEMÓRIA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO”: A IMPORTÂNCIA DE UM ACERVO DOCUMENTAL TEATRAL NO NORDESTE NO ÂMBITO DA PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DE TEATRO BRASILEIRO

Monize Moura

Resumo

Resumo

Este artigo debruça-se sobre parte de uma pesquisa realizada no contexto do projeto de extensão Memória do Teatro Alberto Maranhão, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto. A ação prevê a conservação, digitalização, sistematização e análise das informações contidas nos documentos que compõem o acervo documental do Teatro Alberto Maranhão, situado na cidade do Natal/RN. Por meio da apresentação do projeto, busca-se trazer à tona algumas questões importantes para o debate acerca do papel das universidades na preservação da memória das artes cênicas e acerca do tratamento dispensado à memória teatral no estado do Rio Grande do Norte. Analisa-se também o processo de construção do acervo documental do Teatro Alberto Maranhão, ao longo do século XX. Por fim, discute-se o uso das fontes para o impulsionamento de pesquisas e do ensino na área de História do teatro brasileiro, particularmente na região Nordeste.

Abstract

This article focuses on part of a research implemented in the context of the extension project Memória do Teatro Alberto Maranhão, developed at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in partnership with state government, via José Augusto Foundation. The action plan provides for conservation, digitalization, systematization and analysis of information contained in the documents that comprise the Alberto Maranhão theater archive, located in Natal, Brazil. This project presentation seeks to bring up some important questions for the discussion on the role of universities in memory preservation within performing arts and on how state government deals with theatrical memory. It also analyzes the process of construction of the Teatro Alberto Maranhão archive, throughout the twentieth century. Finally, it discusses how the use of sources can propel research and teaching in the field of Brazilian theater history, particularly in the Northeast.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v9i15.15707