Cabeçalho da página

ENSAIO FOTOGRÁFICO | MIGUEL CHIKAOKA

Miguel Chikaoka

Resumo

Apresentamos aqui o Ensaio Fotográfico especial de Miguel Chikaoka a partir do projeto O fazer teatral em Belém do Pará 1980/90: Lugar de aprendizados¹ realizado em 2021, contemplado com o Edital Multilinguagens - Lei Aldir Blanc Pará. Apresentado na exposição homônima com curadoria de Claudio Barros, Valéria Andrade e Wlad Lima.

Para nós este trabalho é de suma importância por ser um recorte da história do teatro paraense das décadas de 1980 e 90, a partir de espetáculos que fazem parte da memória das artes cênicas amazônicas, registrados pelo olhar desse importante artista.

Para a historiografia, fotografias são importantes fontes visuais para o exercício crítico sobre as práticas culturais. No caso do ensaio de Miguel Chikaoka, temos acesso a elementos poéticos que registram, pelo olhar sensível e criativo do artista, as performances na cena de artistas e obras que compõe o imaginário cultural paraense. Daí, reativamos o ensaio, agregamos fotografia e reeditamos, acreditando na potência dessas experiências vivas do teatro paraense.

Assim, as imagens do artista juntam-se aos vários modos de contar histórias e como este número da Revista Arteriais é dedicado aos processos historiográficos teatrais, apresentamos cenas das memórias cênicas paraenses fundamentais para compreendermos o passado e imaginarmos o porvir, traduzidas pelo olhar sensível e atento de Miguel Chikaoka.


Os Editores.

 

¹ As fotografias que compõem este ensaio fotográfico foram cedidas, gentilmente, pelo artista à Revista Arteriais e estão disponíveis no site da galeria Kamara Kó: <https://www.kamarakogaleria.com.br/galeria-t80-90>. Ficha técnica: Fotografias e coordenação geral de Miguel Chikaoka. Curadoria - artistas convidados: Claudio Barros, Valéria Andrade, Wlad Lima. Produção executiva: Makiko Akao. Assessoria de comunicação: Yvana Crizanto. PROJETO GRÁFICO E SOCIAL MEDIA: Brena Souza. DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS: Samir Damasceno. WEBDESIGN: Flavya Mutran. Realização: Kamara Kó Galeria.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v9i15.15709