Cabeçalho da página

OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DE OFERTA DO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: DIÁLOGO COM A ETDUFPA

Roseane Sousa Oliveira

Resumo

Resumo

O artigo aborda conhecimentos sobre os pressupostos metodológicos de oferta dos cursos técnicos no Brasil. O foco de análise foi no curso Técnico em Teatro ofertado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA para analisar a política de formação que o Brasil indica para a Educação Profissional Técnica de nível médio e o processo formativo que os pressupostos metodológicos definem para que a oferta aconteça. O texto disserta sobre as referências de organização nacional indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o Projeto pedagógico do curso técnico em Teatro da ETDUFPA, num diálogo com a proposta do ensino integrado, enquanto proposta pedagógica de formação social e humana. A análise descrita neste artigo é fruto da pesquisa em andamento desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, que tem como objeto de estudo a política de formação do ensino das artes na Educação Profissional Técnica de nível médio desenvolvido na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA.

Abstract

The article discusses knowledge about the methodological assumptions for offering technical courses in Brazil. The focus of analysis was on the technical course in Theater offered by the School of Theater and Dance of UFPA-ETDUFPA to analyze the training policy that Brazil indicates for Technical Professional Education of medium level and the training process that the methodological assumptions define so that the offer takes place. The text discusses the references of national organization indicated in the National Catalog of Technical Courses (CNCT) and the Pedagogical Project of the Technical Course in Theater of ETDUFPA, in a dialogue with the proposal of integrated teaching, as a pedagogical proposal of social and human formation. The analysis described in this article is the result of ongoing research carried out in the doctoral course of the Postgraduate Program in Arts at the Federal University of Pará, which has as its object of study the training policy for teaching the arts in Technical Vocational Education at secondary level developed at the School of Theater and Dance of the Federal University of Pará - ETDUFPA.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v9i15.15712