Cabeçalho da página

APITO DA MORTE E BERIMBAU: ARMAMENTO SONORO NOS FILMES "ERA UMA VEZ BRASÍLIA" E "CADÊ EDSON?"

Guilherme de Castro Duarte Martins

Resumo

Resumo

O presente artigo investiga alguns usos do som enquanto arma - bélica, política ou estética - ao mesmo tempo em que tenta responder à pergunta “o que pode um som?”, dialogando com autores como Frantz Fanon, R. Murray Schafer, Pierre Schaeffer, bel hooks, Paul Gilroy, Michel Chion, entre outros. Trago exemplos de como certas sonoridades desempenham um importante papel tanto na disseminação de formas de opressão, quanto no fortalecimento de lutas por emancipação. Em seguida, investigo o uso expressivo dos sons nos filmes Era uma vez Brasília (2017), de Adirley Queirós, e Cadê Edson? (2020), de Dácia Ibiapina.

Palavras-chave: Desenho de som; cinema experimental;
arma sonora.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i16.16880

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.