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ENTRE SEEDSPACE E CAXINA MACHU: O REGISTRO COMO CRIAÇÃO

Camila Fialho, José Viana

Resumo

Resumo

O presente ensaio visual reúne dois trabalhos que operam entre o registro e a criação, a partir da relação entre performance, instalação, vídeo e fotografia. Partem de montanhas de andirobas abandonadas em uma das usinas desativadas de Fordlândia/PA, encarando-as simbolicamente como ruínas sobre ruínas. No primeiro momento, Seedspaces traz o registro em áudio e vídeo da ação realizada ao longo de cinco dias durante os quais o espaço e diversas sementes secas foram limpas, cuidadas e re-organizadas, ao conceber uma grande instalação in situ. A ação, captada por diversos ângulos, é apresentada em nove telas simultâneas, simulando o trabalho em vigilância das usinas de produção. Caxina Machu é o desdobramento do trabalho, a partir da instalação, registrada em uma sequência fotográfica autônoma, acompanhada de texto ficcional que busca incorporar elementos e questões do processo de criação. Ambos os trabalhos foram realizados no âmbito do projeto-residência Fordlândia, organizado pelo coletivo Suspended spaces, em Fordlândia/PA, em 2018 em parceria com a Associação Fotoativa.

Palavras-chave: Fordlândia; site-specific; multimeios.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i16.16899

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