A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO EM A ARTE BRASILEIRA, DE GONZAGA DUQUE
Resumo
Este artigo analisa a influência do positivismo na obra A arte brasileira de Gonzaga Duque, publicada em 1888. Examina-se como o crítico brasileiro se apropriou das ideias de pensadores positivistas como Hippolyte Taine, Eugène Véron, Henry Havard e Ernest Chesneau para formular sua crítica da arte brasileira. Argumenta-se também que o positivismo serviu como uma ferramenta ideológica para a burguesia brasileira na sua busca por hegemonia cultural e política. Conclui-se que A arte brasileira pode ser vista como um manifesto desta burguesia ascendente, que se afirmava-se através de formulações políticas e estéticas próprias.
Palavras-chave: Arte brasileira; hHistoriografia da arte; Positivismo; Gonzaga Duque; Hippolyte Taine.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v11i19.17208
Direitos autorais 2025 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexadores