Cabeçalho da página

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DOS TCCS DA LICENCIATURA EM MÚSICA

Gabriela Santos Damasceno, José Ruy Henderson Filho

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre as áreas de concentração, temáticas e linhas de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus I – Belém, produzidos entre 2017 e 2022. O objetivo da pesquisa foi identificar as temáticas abordadas, verificar o alinhamento com as linhas de pesquisa do curso e organizá-las de acordo com essas diretrizes. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa e documental, utilizou o acervo virtual de TCCs organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Música (GEPEM/UEPA) e aplicou a análise de conteúdo, segundo Gomes (2015) e Bardin (1977). Os resultados mostram que a maioria dos trabalhos se concentra na Educação Musical. O estudo pode servir de referência para futuros alunos, auxiliando-os a conhecer as pesquisas já realizadas, identificar lacunas e orientar novas investigações.


Palavras-chave: Trabalho de Conclusão de Curso; Licenciatura em Música; formação inicial do professor de música.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v11i19.17247

Direitos autorais 2025 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores