O CINEMA EXPERIMENTAL DE PETTER BAIESTORF: PEDAGOGIAS DO HORROR A PARTIR DA ANÁLISE DE “A COR QUE CAIU DO ESPAÇO” (2015)
Resumo
Resumo
O presente artigo objetiva dissertar sobre o cinema experimental proposto pelo cineasta Petter Baiestorf, com foco na análise das pedagogias do horror emergentes a partir de seu curta-metragem A Cor que Caiu do Espaço (2015). Para tal, parte-se do campo dos Estudos Culturais, fazendo uso da metodologia de etnografia em tela, com inspirações na análise visual crítica e na análise cultural. Percebe-se que a referida produção do cineasta mescla o experimentalismo com claros elementos do gênero de horror. A partir de suas particularidades, pode-se verificar lições importantes no tocante ao contexto sociocultural brasileiro, sobretudo no que tange à questão religiosa.
Abstract
This article aims to discuss the experimental cinema proposed by filmmaker Petter Baiestorf, focusing on the analysis of horror pedagogies emerging from his short film A Cor que Caiu do Espaço (2015). To this end, it starts from the field of Cultural Studies, using the methodology of ethnography on screen, with inspirations from critical visual analysis and cultural analysis. It is clear that the filmmaker's aforementioned production mixes experimentalism with clear elements of the horror genre. From its particularities, important lessons can be seen regarding the Brazilian sociocultural context, especially with regard to religious issues.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17255
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.