NO PRINCÍPIO ERA O CÍRCULO: O CINEMA EXPERIMENTAL DE ROBERTO EVANGELISTA
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre aspectos relevantes para o processo de musealização da obra de cinema experimental ‘Mater dolorosa’ - in memoriam II (da criação e sobrevivência das formas)’, de autoria de Roberto Evangelista. São analisados aspectos conceituais e do contexto de produção e circulação da obra, que tem origem como documentário televisivo para circulação regional, mas logo se projeta nacional e internacionalmente, permeando ainda o campo das artes visuais, sendo exibida em museus e exposições, e mais recentemente adquirida por uma coleção de arte universitária. Essa pesquisa contribui para os campos de estudos em artes visuais e cinema.
Abstract
The objective of this article is to reflect on aspects relevant to the musealization process of the experimental film ‘Mater dolorosa’ - in memoriam II (da criação e sobrevivência das formas)’ by Roberto Evangelista. Conceptual aspects and the context of production and circulation of the work are analyzed, which originated as a television documentary for regional circulation, but soon spread nationally and internationally, also permeating the field of visual arts, being shown in museums and exhibitions, and more recently acquired by a university art collection. This research contributes to the fields of studies in visual arts and cinema.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17258
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.